domingo, 10 de janeiro de 2010

Fashion, mode, MODA

Quando pretendemos dizer que uma coisa é passageira, efêmera, sem pensar duas vezes dizemos: "Ah, é só uma modinha". Mas afinal, o que é moda? Mais do que isso, o que é "a Moda"?

"Moda" é um termo que vem do latim modus, e significa algo como "maneira", "modo". Durante muito tempo, muito tempo mesmo, a moda foi vista como algo fútil, que supervaloriza a aparência, sendo portanto superficial. Mas não é bem assim, você não acha? Não podemos simplesmente ignorar as implicações psicológicas, antropológicas e sociais que a moda carrega consigo. A maneira como as pessoas se vestem, se perfumam, se penteiam ao longo do tempo diz muito sobre a época, o lugar e a sociedade em que vivem, além, é claro, de mostrar a personalidade de cada uma.

Existe uma frase creditada a Leon Eliachar que diz "Com a primeira folha de parreira surgiu o primeiro problema da moda feminina: onde colocá-la?". De fato, a moda surgiu na pré-história, quando o primeiro ser humano descobriu que usar pele de animais para cobrir seu corpo o manteria protegido do clima. Desde então, as vestimentas mais raras e difíceis de se conseguir davam mais status a quem as possuísse.

Na Idade Média, a moda começou a ter esse teor de "imitação". Com o desenvolvimento das cidades e do comércio, a burguesia enriquecida queria se vestir como os nobres, que inventavam algo novo pra se diferenciar da burguesia, e por aí vai.

A Idade Moderna chegou pra romper com todos os conceitos medievais. Era a época das Grandes Navegações e o tom avermelhado das roupas, conseguido à base do bom e velho pau brasil, era o mais in da época. Só os mais nobres podiam usar, ou melhor, pagar. No fim desse período surge um personagem que viria a ser de suma importância para o mundo da moda: Luís XV, que inventou nada mais nada menos que o salto alto. Esse mesmo, leitora, aí debaixo dos seus pezinhos. Nessa época também era moda usar perucas enormes, babados mais enormes ainda, enfim, rococó total, além dos (imagino eu) sufocantes espartilhos. Maria Antonieta, vivida lindamente no cinema pela não menos linda Kirsten Dunst, também fez história no mundo da moda, reafirmando o esplendor do rococó.

Nas décadas de 1920 e 1930, os tais espartilhos caíram em desuso. As saias encurtaram, e os colos começaram a aparecer. As tendências de maquiagem eram a pele claríssima, como uma tela em branco, a boca carmim, os olhos marcados e as sobrancelhas bem feitas. Hollywood estava em alta, e as grandes estrelas ditavam a moda (alguma semelhança com a atualidade? hehehehe). Os tecidos usados eram leves, para dar mais mobilidade e permitir movimentos de dança. Isso mesmo, as melindrosas (mulheres modernetes da época) quebravam tudo nos salões de jazz. O padrão de beleza feminino era o da mulher sem curvas, com seios pequenos e quadris discretos. Os tornozelos à mostra é que davam arrepios nos rapazes. Ui. O grande nome da época foi, indiscutivelmente, a estilista Coco Chanel. Seus cortes retos, blazers, cardigãs, colares compridos, boinas e cabelos curtos eram o máximo, e sua grife continua chiquérrima até hoje (alguém duvida?).

Os anos 40 e 50 foram marcados pela influência das atrizes de Hollywood sobre a moda. Dois estilos distintos prevaleciam: o das ingênuas chiques, caracterizado pela naturalidade e jovialidade de Grace Kelly e Audrey Hepburn, e o estilo sensual e fatal, das atrizes Rita Hayworth e Ava Gardner, como também o das pin-ups americanas, loiras e com seios fartos. As divas Marilyn Monroe e Brigitte Bardot eram experts em misturar os dois estilos, sendo devastadora a combinação de ingenuidade e sensualidade.

                

Nas décadas de 60 e 70, eram as estrelas da música que inspiravam a moda. A busca pela liberdade era expressa nas estampas florais, nas cores alegres, que pregavam "paz e amor", lema da juventude da época. A maquiagem também era bem natural, mantendo a descontração do look, exceto pelos olhos bem marcados. A diva Janis Joplin era ícone fashion pra garotada hipponga.

Os anos 80 chegaram carregados de cores fortes, acessórios flúor e maquiagem extravagante e carregada. Mas era tudo de bom! A New Wave chegou com a tecnologia (ou o que eles imaginavam ser tecnologia na época...), trazendo tecidos e outros materiais sintéticos, como o acrílico, o plástico e a lycra, cores cítricas e estampas que imitavam pele de animais. A onda da "geração saúde" também veio com tudo. A malhação e o culto ao corpo trouxeram pra moda as leggins, polainas, sapatilhas e headbands coloridas. Olivia Newton-John e seu "Physical" que o digam, né? As celebridades da música também foram ícones, como as divas Madonna e Cyndi Lauper (e a Mari Moon achando que seus cabelos coloridos eram a cara da originalidade...). Já as bandas de rock brazucas, como Barão Vermelho, Blitz e RPM, ditavam moda por aqui.

Até a metade dos anos 90, os exageros ainda prevaleciam. As inovações ficaram por conta dos novíssimos jeans coloridos e das blusas segunda-pele. Dessa forma, a lingerie foi posta em evidência e novas peças foram lançadas com o intuito de ficarem à mostra (quem acha que os sutiãs em forma de cone da Madonna têm a ver com isso levanta a mão... \o_). O movimento grunge, aquele do Nirvana, também influenciou a moda. As calças e bermudas largas, além, é claro, das camisas de flanela xadrez dos adolescentes da região de Seattle viraram febre no mundo todo.

Os anos 2000 foram marcados pelo surgimento de grandes nomes brasileiros nas passarelas mundiais, como a super, top, über model, Gisele Bündchen. Alguém duvida que o reinado dela ainda está longe de acabar? Além dela, nossas celebrities preferidas mostraram que entendem tudo de moda, e os paparazzi nos ajudaram muito clicando as fofas em suas produções mais inspiradoras... Vai dizer que nunca quis sair de casa vestida igual à Lindsay, ou à Miley, vai?

Indiscutivelmente, a moda mudou muito ao longo do tempo, mas continua fascinando o mundo todo e esse é um mercado que movimenta milhões e milhões a cada dia. Olhando assim, não parece mais tão fútil e superficial, não é mesmo?

x.o.x.o.

Mari

Nenhum comentário:

Postar um comentário